sábado, 4 de outubro de 2008

Mapear a escolha da intervenção


trabalho de informatica, mapear o local escolhido pra fazer a intervenção. a textura usada no chão representa o fluxo, a textura no piso superior representa o uso (neste espaço entulham alguns objetos). As texturas na parede representa a iluminação, mesclando claro e escuro.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Dreamlines-2

refazendo o trabalho dreamlines, acreceintei mais raios com imagens vindo de todas as direções.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Objeto interativo







O meu objeto é uma cama articulável, podendo ganhar formas diversas, como: cama, sofá, poltrona, sendo possível acoplar encostos para maior conforto. Ela possui um circuito de leds em sua lateral, a medida que o usuário estiver alterando sua forma, as luzes serão acionadas. O circuito também é acionado quando pressionado a almofada (na fig. em amarelo), quanto maior a área flexionada maior será a quantidade de luzes se acederá.




Críticas ao objeto interativo do Marcelo
O objeto tem como finalidade derreter e passar manteiga no pão, seu formato é de uma caixa, na qual pode regular a altura, em seu interior têm dois dispositivos que se coloca a manteiga, e posteriormente o pão, o objeto possui rodinhas para facilitar a locomoção. A idéia é interessante, mas é mais funcional do que interativo, pra quem gosta de pão com manteiga quente é uma maravilha, logo vai ser funcional, pra quem não gosta acho que não vai ser atrativo e passar a ser mais um objeto na casa. Penso que ele deve desenvolver mais o objeto, no qual ele tenha mais funções e que desperta uma curiosidade nas pessoas.

sábado, 27 de setembro de 2008

Dreamlines



trabalho da diciplina informatica, conciste numa visita ao site file.org.br, e escolher algum trabalho e modelar uma sensação que tivesse dele, escolhi o trabalho Dreamlines, autor Leonardo Solaas(Argentino), file 2008 Porto Alegre.
Dreamlines é uma experiência visual não-linear e interativa. O usuário digita uma ou mais palavras que defi nem o tema de um sonho que ele gostaria de sonhar. O sistema procura na web imagens relacionadas a essas palavras, e as usa como input para gerar uma pintura ambígua, em perpétua transformação, onde os elementos se fundem num processo análogo à memória e livre associação.
tive a sensação de varias imagens se chocando e formando algo abstrato. logo representei raios trazendo imagens, e fundindo em um nucleo que mistura elas.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

sensação oi 2




refazendo a sensação no oi futuro... um plano(representando um espaço amostral), saindo dele dois tubos que tendem ao infinito, os quais representam o passado e o futuro, que no caso não tem limites.

sábado, 20 de setembro de 2008

sensação

trabalho da diciplina informatica, era modelar alguma sensação no museu oi futuro. representei
a sensação que tive na sala profeta do futuro, penso que o futuro é misterioso e sem fim, logo representei com tubos cilindricos concentricos, que dão a impressão de infinito.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Cristian Moeller

Christian Moeller é um artista que produz objetos inovativos, que proporcionam maior interação entre o espaço e o usuário. Seu trabalho é bastante original e desperta a curiosidade, fazendo com que as pessoas interagem com o local, através desses objetos.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Reforma da sala de plástica

Tarefa era reformar a sala, deixando os seguintes espaços: ateliê, exposição, descanso, projeção, sala de aula e internet. A sala trabalhou em conjunto, ficou aberta pra expor idéias, assim foi bem dinâmico as decisões. Fizemos uma planta da sala no quadro, o que ajudou bastante na ortientção da reforma. Optamos em fazer ambientes integrados, não tendo ambientes isolados. Foi interessante e divertido este trabalho, ajudou a ter uma maior percepção de espaço e interação entre eles. Penso que a sala ficou melhor desta forma, e se identifica com seus reformadores.



quinta-feira, 11 de setembro de 2008

oi futuro


As instalações no museu ficaram bem legais, somando interatividade, multimídia, objetos que contam a história das telecomunicações. Para ouvir os vídeos era através de um controle e um fone, o que achei interessante por que não fica um som dando interferência em outro, e você tem a opção de iniciar e interromper o audio dos videos. A disposição das instalações sobre o espaço e a iluminação, ficou de tal forma que atrai a elas e faz você pegar o controle e da um play pra ouvir o vídeo. Além das instalações havia também peças como: telefones públicos, aparelhos, fichas e cartões telefônicos, cabines, computadores antigos, os quais complementam a exposição, caracterizando a interação com a historia da telecomunicação. A sala do profeta, a que eu mais gostei, trata-se de uma pequena sala, tipo 2x2m, sendo forrada de tapete no chão e nas paredes, e com uma poltrona em que o visitante senta e aciona um vídeo com rostos de grandes artistas e cientistas como: Leonardo da Vinci, Einstein, Oscar Niemeyer. O vídeo é projetado sobre um rosto modelado dando a sensação de volume, e passa uma mensagem muito bacana. Recomendo passarem por lá.





quarta-feira, 10 de setembro de 2008

sábado, 6 de setembro de 2008

1° Bienal Internacional de grafite

I Bienal Internacional de Grafite. Coordenado pelo artista plástico Rui Santana, o evento que reunirá grafiteiros de todo o mundo na Serraria Souza Pinto.

Levando em consideração essas e outras facetas da arte urbana, a I Bienal Internacional de Grafite pretende, além de mostrar para o público o que tem sido produzido no grafite mundial em todas as suas vertentes, abrir espaço para a discussão do uso do espaço urbano pela arte, questionar o valor do grafite como arte contemporânea, a questão autoral e de coletividade, entre tantos outros temas latentes no âmbito artístico e social da atualidade. "A I Bienal Internacional de Grafite será uma vitrine para que os grafiteiros possam se mostrar e a sociedade olhar para o grafite de forma diferente. Na rua os grafiteiros divulgam com a forma do muralismo da arte, que difere de todas as outras formas de arte pictórica por estar profundamente vinculada à arquitetura, podendo explorar o caráter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova área de espaço", declara Rui Santana.

O grafite já faz parte do nosso cotidiano e do cenário dos grandes centros urbanos. Depois de pronto, é vivido dia após dia pela cidade, ganhando forma e novos significados de acordo com as transformações físicas e sociais do ambiente. É, sem dúvida, a manifestação que melhor explora as incríveis possibilidades comunicativas contextualizadas no cenário urbano contemporâneo.

Visita ao MAP




O Museu de Arte da Pampulha (MAP), antigo Cassino da Pampulha. É um dos prédios construidos por Oscar Niemeyer, a pedido do então prefeito Juscelino Kubitscheck, no início da década de quarenta. O prédio faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que se complementa com a igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile da Pampulha e o Iate Clube. Foi o primeiro prédio do conjunto a ser construído.
Na aula de plástica fizemos uma visita ao MAP, andamos pelo museu e observamos detalhes do edifício, suas características são: alternância de volumes planos e curvos, jogos de luz e sombra.

Niemeyer acertou bem quanto à disposição dos espaços, assim como os materiais usados.


A parede espelhada no fundo é um detalhe a parte, o qual reflete a luz e focaliza imagens do interior do edifício.
As superfícies envidraçadas e as finas colunas que sustentam a marquise são outros elementos que dão leveza ao conjunto.

SEU SAMI... Hilal Sami Hilal...

Aos 12 anos, Hilal Sami Hilal, perdia o pai. Essa ausência, que imprimiu em sua existência muito precocemente a noção de vazio, resultou na busca de um novo caminho, e foi aos poucos sendo substituída pela arte. “Pela arte, enquanto amparo”, diz Hilal, para quem a arte viabilizou a construção do sujeito. Nesta exposição, cujo título é “Seu Sami”, ele presta homenagem ao pai, fala das suas memórias, e estabelece um paralelo entre luz e sombra, o vazio e a matéria.
A obra de Hilal caracteriza-se pela leveza das formas, utilizando: papel-o qula é feito pelo próprio artista a partir de trapos de tecidos - e também o metal. Os nomes da família e dos amigos compõem a estrutura de alguns trabalhos, como o dos livros, de cobre e papel, os quais são construídos a partir de placas com nomes, empilhadas como páginas, todas iguais.
A Sala do Amor (rendilhados florais) e Sala da Dor (ornamentos de linhas tortuosas que lembram arame farpado), e entre os dois momentos, uma zona de escuridão, o ambiente trabalha bem o jogo de iluminação, o qual intensifica a idéia do artista. Nos extremos dessa sala, há dois espelhos, que reproduzem varias vezes imagens do ambiente, criando uma profundidade infinita. A mostra se completa com um labirinto formado por livros que se emendam uns aos outros, através das capas e paginas (ver fig.), o qual também é explorado a iluminação que vai dando a sensação de movimento de acordo que se anda através deles.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Panorama

Obras de Shigeru Ban, arquiteto japonês da SBA - Shigeru Ban Arquitetos, usa o papel, material tradicional na arquitetura japonêsa, em seus projetos e constrói edifícios usando tubos de papelão.

sábado, 30 de agosto de 2008

Photoshop 2

Trabalho de informatica, escolher algum ambiente da faculdade e trabalhar no photoshop, mapeando luz, fluxo e uso.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Photoshop


trabalho de informatica, usando fotos da performance e utilizando no photoshop.

domingo, 24 de agosto de 2008

Fotografia, photoshop, arte ou engano?

Benjamin Junior em seu texto abre uma discussão entre trabalhos de fotografia digital, a qual se utiliza de recursos tecnológicos (como photoshop), e a fotografia crua, a qual depende do talento do fotógrafo. As duas artes têm seu valor, a digital quanto ao aperfeiçoamento do trabalho e suas intervenções, já a fotografia crua mantém a originalidade. O uso de recursos digitais influência muito no trabalho final, e o que importa para o mercado atual é o resultado, sendo ele digitalizado ou não. Logo não podem ter limitações, se tem recursos então deve ser usado. (fig. de Manuel Librodo, observem as aslterações, qual é a original?) http://blog.uncovering.org/archives/2007/05/fotografia_phot.html

sábado, 23 de agosto de 2008

3xn

A arquitetura criada pela 3xn –companhia dinamarquesa de arquitetura- é extraordinário, ela utiliza a tecnologia digital, que da um caráter real para o trabalho, com precisão elevada. Explorando bem parâmetros como: estatístico, ambiental e logística. Também representam a arquitetura com seu ambiente (situação e interação) atraves de maquetes, videos e imagens, esses recursos oferecem melhor visualização do projeto e como vai ficar depois de pronto.Veja a arquitetura 3xn: www.3xn.dk
Um exemplo de criatividade e beleza é a arquitetura Bella Hotel, situado em Copenhagen (capital da Dinamarca). Duas torres inclinadas em sentidos opostos, tendo vista para os prados verdes e o mar de todos os quartos, em ambas. As torres são interligadas (ver fig.), fazendo que o hotel seja uma parte integrada. A primeira fase do Bella Hotel esta com termino previsto em 2011.

(museu-Liverpol e Centro cultural - Utrecht)

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Performance

Definição: A Performance é uma modalidade de artes visuais que, assim como o happening, apresenta ligações com o teatro e, em algumas situações, com a música, poesia, o vídeo. Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Assim, como geralmente possui um "roteiro" previamente definido, é passível de ser reproduzida fielmente. Como muitas vezes a performance é realizada para uma platéia restrita ou mesmo ausente, seu conhecimento depende de registros através de fotografias, vídeos ou memoriais descritivos.
Fonte: Wikipédia.
Registro do Local: Determinamos o local sendo a escada em frente ao LADE no 3º andar dando acesso ao 4º andar. O que mais nos chamou a atenção foi a iluminação do local, proveniente de uma esquadrilia situado no corredor e de vários vidros canelados cobrindo quase toda a lateral da escada, ficando, dessa maneira, independente de iluminação artificial.
Quanto ao ambiente, percebemos uma boa ventilação por causa da esquadrilia e da passagem para o andar inferior, uma vez que se trata de uma área de fluxo de pessoas é necessário circulação de ar. Além disso, por ter uma cor clara, no caso verde claro, a escada ganha um aspecto visual mais leve e agradável.
Já o corrimão possui uma armação metálica com madeira contornando a escada que tem o formato em U com patamar no meio.
E por último, quanto aos detalhes, percebemos uma diferença entre os vidros ali presentes. Enquanto a esquadrilia ilumina de forma direta e chega a esquentar o ambiente em certos pontos, os vidros canelados refletem a luz de um modo mais difuso, além de refletir mais e não deixar que o ambiente esquente tanto.

Registro da Performance: Buscamos interagir com o espaço, que no caso seria a escada, utilizando-a como uma idéia de movimento e ao mesmo tempo como a idéia da evolução da comunicação, passando de um degrau para outro, usando a mesma como meio de transição e desenvolvimento, no qual exploramos três fases do período de evolução, sendo elas: idade das pedras, moderna e contemporânea.



Fazer a performance foi bem legal e divertido, demoramos um pouco pra decidir o roteiro que se enquadrasse com ambiente escolhido, depois de varias idéias escolhemos o tema evolução da comunicação, que se relaciona bem com a forma da escada. Achei a parte mais divertida foi na hora dos ensaios, foi muito engraçado.
A performance requer uma boa interpretação dos autores para que seja transmitida a idéia proposta.

Comentário sobre Vik Muniz

Vik Muniz -artista plástico- atua como fotógrafo, desenhista, pintor e gravador. Seu processo de trabalho consiste em compor as imagens com os materiais, normalmente instáveis e perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-las. Achei seu trabalho muito interessante, detalhado, explorando quase sempre elementos do cotidiano, o que faz parecer bem real. Particularmente o que me chamou mais a atenção foram os diversos tipos de materiais que ele utiliza como: açúcar, chocolate líquido, poeira e cabelo, dando forma a belas obras.
Um relacionamento com a aula de informática é estar conhecendo outras formas de representação artística, tendo assim contato constante com diferentes tipos de arte, o qual ajudara no aperfeiçoamento de nossos trabalhos. (fig. painel de chocolate original reproduz foto de uma multidão em Nova York)

domingo, 17 de agosto de 2008

Mudanças - Word


Refazendo o trabalho de tipografia....
colequei mais cores... e tentei representar agora um pouco do dia a dia que se passa neste ambiente... juntamente com sua historia...




quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sobreposição de mapa


tarefa da diciplina plastica, sobrepor dois mapas...

primeiro passo era desenhar um mapa da trajetoria de sua casa ate a universidade, considerando pontos de referência, depois scanear e sobrepor sobre outro mapa do mesmo trajeto usando "googlemaps", sendo trabalhado no photoshop.

e eu passei longe... kkk...

Tipografia - word

Trabalho da diciplina informatica, com o proposito de retratar uma arquitetura na forma tipográfica, que deveria ser desenvolvido no word, não podendo usar imagens.
A figura acima representa a Praça Sete de Setembro, que estar localizada no cruzamento de duas grandes avenidas, a Afonso Pena e a Amazonas. Ostenta em seu centro um obelisco doado pelo povo da vizinha Capela Nova do Betim, hoje município de Betim, aos habitantes da capital mineira, por ocasião da comemoração do Centenário da Independencia do Brasil, em 7 de setembro de 1922. O "Pirulito", como é conhecido, é feito de granito e formado por uma agulha de 7m apoiada sobre um pedestal quadrangular adornado por um poste em cada uma de suas arestas. Foi desenhado pelo arquiteto Antônio Rego e construído pelo engenheiro Antônio Gonçalves Gravatá.
Fonte: Wikipédia










segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Pequim um show grandioso...















Os chineses provaram sua capacidade de organização e realizaram uma cerimônia de abertura que certamente vai ficar como uma das mais belas da história. Muitos fogos de artifício, luzes, efeitos especiais uniram tecnologia as tradições culturais do país. O espaço foi bem explorado, no piso e aereo, um dos recursos mais impressionantes foi o do pergaminho gigante com ideogramas chineses que se abria e se fechava no palco, no ar o globo e os bailarinos .Foi absolutamente um espetáculo.




estádio Ninho do Pássaro reuniu mais de 90 mil pessoas. Em todo o mundo, quatro bilhões de pessoas viram o espetáculo.
A festa, dirigida por Zhang Yimou, diretor de filmes como "Lanternas Vermelhas" e "O Clã das Adagas Voadoras", teve orçamento estimado em US$ 100 milhões (R$ 160 milhões).







Um telão, no centro do estádio, serviu de palco para os mais de 15 mil figurantes.

contagem regressiva, um dos momentos mais emocionantes, foi um espetáculo à parte.












Foram lembradas também a cultura milenar chinesa e as principais invenções do povo, como o papel, a tipografia e a seda.












fogos...






e mais fogos...